segunda-feira, 26 de setembro de 2011

De volta à escola…com algumas mudanças!

O ano lectivo já começou em todas as escolas de Sines, Santo André e Santiago do Cacém. Este ano a crise obrigou o Ministério da Educação e Ciência a cortar a despesa, o que levou a algumas mudanças: mais alunos por turma, menos disciplinas e menos técnicos contratados são alguns exemplos.
Com recursos inferiores aos do ano passado os directores terão de fazer mais com menos, mas aqui no Alentejo litoral parece que as novas medidas não vão afectar a educação dos alunos. Já o mesmo não se pode dizer dos professores em todo país, que têm ainda mais dificuldades em conseguir colocação. Muitos ficarão mesmo desempregados.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2011

Santo André: Encerramento da Manuel Nunes deixa sem emprego cerca de 30 pessoas

O estabelecimento comercial da Manuel Nunes & Fernandes II, em Vila Nova de Santo André, fechou portas no passado dia 31 de Agosto, à semelhança do que aconteceu com todos os armazéns de distribuição grossista da empresa no país, deixando sem emprego cerca de 30 pessoas.
Ao todo, 400 pessoas que trabalhavam em todo o país para a empresa grossista ficam sem emprego. Só no distrito de Setúbal, mais 100 trabalhadores terão ficado no desemprego, depois de fecharem os estabelecimentos de Corroios, Montijo e de Vila Nova de Santo André.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2011

ARTLANT em fase de testes com início de produção prevista para Novembro

A fábrica da ARTLANT PTA em Sines, um dos principais projectos industriais construídos em Portugal num investimento superior a 500 milhões de euros, iniciou a fase de comissionamento, que coincide com a celebração de um milhão de horas de trabalho sem acidentes com baixa.
A ARTLANT PTA deu início a fase de comissionamento da sua unidade industrial em Sines, através da realização de testes a todos os equipamentos instalados. A análise à tecnologia de última geração que compõe a unidade irá decorrer durante os próximos três meses, sendo que o sucesso da mesma permitirá iniciar a produção durante o último trimestre de 2011.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ministro da Economia em Sines: Ferrovia para mercadorias é investimento prioritário

O investimento na ferrovia para transporte de mercadorias foi destacado pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, como determinante para a recuperação económica. O governante sublinha contudo que o projecto do TGV está suspenso e em reavaliação. Álvaro Santos Pereira, que visitou o Porto de Sines, no passado mês de Agosto, destacou a importância do aumento das exportações para a economia, o que defende que passa pelo investimento nas infra-estruturas de transportes, como a ferrovia.

Rui Veloso e Carlos Tê dão nome a ruas de Porto Covo

Duas ruas de Porto Covo têm agora o nome dos músicos que puseram a aldeia turística do concelho de Sines na “boca do povo”. Há 25 anos que Carlos Tê e Rui Veloso ajudaram a divulgar o nome da localidade, que hoje é procurada anualmente por milhares de turistas, com a canção intitulada “No lugar de Porto Covo”.

Artigo completo na edição de 05 de Setembro de 2011