quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Construção da Artenius-Sines é retomada em Novembro

A retoma da construção da fábrica da Artenius-Sines, que estava prevista para o dia 15 de Outubro, após um mês de suspensão a aguardar a libertação de verbas por parte da Caixa Geral de Depósitos (CGD), foi adiada para Novembro.
“Vamos recomeçar a reunir a partir de dia 15, para planeamento e mobilização das pessoas para que os trabalhos fisicamente recomecem, portanto teremos pessoal em obra a partir do início de Novembro”, avançou o director industrial da Artenius-Sines, Rui Toscano.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Outubro de 2009 (518)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Rede de Cuidados Continuados ampliada em Santiago do Cacém

O concelho de Santiago do Cacém vai ver a rede de Cuidados Continuados ampliada. No Hospital do Litoral Alentejano vai ser criada uma Unidade de Convalescença e no antigo Hospital Conde do Bracial estão quase concluídas as obras da Unidade de Cuidados Continuados de Média e de Longa duração, da Santa Casa da Misericórdia.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Outubro de 2009 (518)

domingo, 25 de outubro de 2009

Empresa jovem de Santo André conquista estatuto PME Líder

A Saline Lusa foi a primeira empresa, com sede em Vila Nova de Santo André, a ser distinguida pelo IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação - com o estatuto de ‘PME Líder’.
O estatuto ‘PME Líder’, atribuído em Agosto a esta empresa de recursos humanos, representa uma “importante distinção”, considera a directora executiva da Saline Lusa, Helena Fernandes, já que significa um “reconhecimento do Estado, através do IAPMEI”.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Outubro de 2009 (518)

sábado, 24 de outubro de 2009

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza: números em Portugal são preocupantes

Os números da pobreza em Portugal são preocupantes. Cerca de 20% dos portugueses vivem ou estão em risco de viver em situação de pobreza (com menos de 360 euros mensais). Estas taxas de risco de pobreza registam-se já depois das transferências sociais, como pensões ou subsídios, porque sem estes, a taxa de pobreza em Portugal cobriria 40% da população.
Entre os grupos de risco - mais propícios a caírem em situação de pobreza - estão os idosos e as famílias numerosas. O desemprego, salários de miséria e pensões ainda mais miseráveis, colocam estes grupos em situações francamente difíceis.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Outubro de 2009 (518)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

“Jazz Alémtejo” - 5º Encontro Internacional do Litoral Alentejano arranca dia 24

O “Jazz Alémtejo” chega à quinta edição trazendo, mais uma vez, grandes nomes nacionais e internacionais: Uncleking – Blues, Humanization 4 Tet, Adriana Miki, Quarteto de Michael Kotzian e Marta Hugon para uma série de concertos a serem realizados no período de 24 a 31 de Outubro. No roteiro estão as cidades de Santo André e Santiago do Cacém. Este ano, para além dos concertos o público pode contar com: exposições, conversas, jam session, cicclo de cinema, whorkshops e jazz affter hours.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Outubro de 2009 (518)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CDU reforça posição em Santiago e na Junta de Santo André


Na corrida à Câmara de Santiago do Cacém a CDU conseguiu aumentar o número de votos em relação às eleições autárquicas de 2005. Para o PS e PSD os resultados foram abaixo das expectativas. Já o CDS-PP e o Bloco de Esquerda subiram a sua votação, comparando os resultados obtidos há quatro anos.
Em Sines, Manuel Coelho repetiu a proeza. O autarca trouxe ao Movimento Sines Interessa Mais (SIM) uma maioria absoluta, conseguindo ser eleito Presidente da Câmara pela quarta vez consecutiva.
Em Grândola, o PS mantém a maioria conquistada em 2005. Carlos Beato reforça a votação subindo de 49,61% dos votos obtidos há quatro anos para 55,96% , ficando com mais um vereador, 5 no total.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Outubro de 2009 (518)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Forte do Pessegueiro: 'Abandonado' e fechado ao público

Classificado como Monumento de Interesse Nacional e propriedade do Estado, o Forte do Pessegueiro, no concelho de Sines, é “uma obra magnífica do século XVII”, que “está abandonado”, tendo o acesso ao público sido vedado há cerca de dois anos, quando a Câmara Municipal iniciou obras de consolidação do edifício e da falésia.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Outubro de 2009 (517)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dia do Idoso: “O que interessa é como se vive seja em que idade for”

Nos últimos 40 anos a população idosa portuguesa duplicou. Presentemente, representa cerca de 17.1 % da população total e nas previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o ano 2050 corresponderá a 32% do total da população do país. Portugal será, então, o quarto país da União Europeia com maior percentagem de idosos. A melhoria dos cuidados de saúde com o aumento da esperança de vida tem promovido o crescente envelhecimento da população.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Outubro de 2009 (517)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Gripe A: Delegada de Saúde de Sines apela à calma da população

A Delegada de Saúde de Sines apela à calma da população e a que quem detecte sintomas de Gripe A (H1N1) contacte a Linha Saúde 24 antes de se dirigir ao local de atendimento à Gripe do Centro de Saúde. “Antes de se dirigirem ao Centro de Saúde, que liguem para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), se tiverem febre súbita, com mais de 38º e com dois sintomas respiratórios, ou com o nariz a pingar, ou com tosse, ou com espectoração”, apelou.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Outubro de 2009 (517)

Melhores alunas na ESPAM: Susana Almeida e Casimira Gonçalves

O "Dia do Diploma" decorreu no mês de Setembro nas escolas portuguesas com o intuito de distinguir os melhores alunos do ensino secundário, presenteados com um diploma alusivo à ocasião e um prémio pecuniário de 500 euros. Este Dia foi criado o ano passado pelo Ministério da Educação, destacando por cada Escola Secundária os melhores estudantes dos cursos Científico-Humanísticos e dos cursos Profissionais e Tecnológicos.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Outubro de 2009 (517)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

David Gorgulho conquista 3 medalhas e 1 Recorde Nacional em Espanha

O Clube de Natação do Litoral Alentejano (CNLA) marcou presença no XII Campeonato da Europa de Masters com quatro atletas: Miguel Beja e David Gorgulho (escalão 25-29 anos), Ricardo Silvestre e Rodrigo Costa (30-34 anos). A competição disputou-se no magnífico Complexo Desportivo Cidade de Cádiz, na vizinha Espanha, entre os dias 15 e 20 de Setembro, e acolheu mais de 3500 nadadores de toda a Europa. Foi a terceira prova internacional do CNLA na categoria de Masters, depois do Europeu 2007 na Eslovénia e do Mundial 2008 na Austrália.

O artigo completo está disponível na edição de 05 de Outubro de 2009 (517)

Obras da fábrica da Artenius-Sines suspensas por um mês

As obras da fábrica da Artenius-Sines estão suspensas desde o dia 11 de Setembro e por um período previsto de um mês, enquanto a empresa aguarda a reestruturação do grupo La Seda Barcelona, detentora da unidade industrial em construção no complexo industrial de Sines.
“Haverá uma suspensão dos trabalhos a partir de 11 de Setembro, em princípio, até ao dia 15 de Outubro, sendo que poderão começar antes, mas este é o tempo previsto”, confirmou o director industrial da Artenius-Sines, Rui Toscano.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2009 (516)

Sines: Nova Escola Básica com pré-escolar abre as portas este ano lectivo

190 crianças de Sines dos cinco aos dez anos começam o ano lectivo a estrear uma nova escola: a Câmara Municipal inaugurou a 12 de Setembro a nova Escola EB n.º 3 de Sines, uma escola básica integrada com 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar, localizada junto à Escola Secundária Poeta Al Berto.
Em funcionamento desde 15 de Setembro, este novo equipamento escolar representa um investimento superior a 1 milhão e 360 mil euros, financiado em 70 por cento por fundos comunitários no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o período 2007-2013.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2009 (516)

Câmara de Sines aderiu ao Simplex Autárquico

A Câmara Municipal de Sines aderiu oficialmente ao Simplex Autárquico, com a assinatura do protocolo com a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa e com a Secretaria de Estado da Administração Local, após estar a trabalhar no processo de adesão desde Dezembro do ano passado.
A autarquia criou já o Balcão Único em Porto Covo, que é a medida principal no âmbito deste programa, segundo destacou Carmem Francisco, vereadora da Câmara Municipal.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2009 (516)

Santo André: Socialistas candidatam António Brito à Junta de Freguesia

António Brito, de 62 anos, é o candidato do PS à Junta de Freguesia de Santo André. A apresentação pública do cabeça de lista socialista decorreu a 12 de Serembro, altura em que foi também inaugurada a sede de campanha do partido, na praça da Concórdia.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2009 (516)

Santiago do Cacém: CDU recandidata actuais membros do executivo camarário

A lista que a CDU candidata nas eleições autárquicas de Outubro à Câmara Municipal de Santiago do Cacém mantem praticamente a mesma equipa eleita no mandato que termina este ano.
A lista que concorre à Câmara Municipal, encabeçada por Vítor Proença, actual presidente da autarquia, foi apresentada a 10 de Setembro, no auditório municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, conta com Margarida Santos, José António Rosado, Álvaro Beijinha, todos membros do actual executivo camarário e ainda com a professora Isabel Contente.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2009 (516)

Sines: PSD apresentou cabeças de lista a todos os órgãos autárquicos do concelho

O PSD apresentou publicamente os cabeças de lista que vai candidatar aos órgãos autárquicos do concelho de Sines nas próximas eleições autárquicas, numa cerimónia que decorreu a 3 de Setembro e que serviu também de inauguração à sede de campanha do partido, junto ao mercado municipal.

O artigo completo está disponível na edição de 20 de Setembro de 2009 (516)